segunda-feira, 31 de maio de 2010

Procura-se o Beto Desperadamente!!! Leia com atenção!!! Ela precisa de um companheiro ...



Procura-se ele, o Beto, o famoso novo afair da She-Ra, recompensamos quem o encontrar. Beto aonde está você, nos de a honra de uma entrevista para este Blog, Beto, por favor, apareça. Talvez esteja com medo, ou até mesmo apenas assustado, Beto aonde você está? Você existe? Será que mora em Shangrilá? Ou na Terra do nunca? Ou está na ilha de Lost? Beto quem é você! Apareça, queremos ver és como a She-Ra fala Beto aonde te achamos? Começamos A partir de hoje uma campanha de grande proporção, o nome dela é: “Beto aonde você está?”, Quem souber o paradeiro, tiver noticia, sabe de algo? Ou apenas ouviu falar, por favor, entre em contato conosco no e-mail do blog: mapazzini@terra.com.br, ou acesse: WWW.betoaondevoceesta.com.br , divulgue, procure e ache este cara pelo amor de Deus e da She-Ra também. Se aparecer, só um lembrete Beto, cuidado com o Marcelo Paraná.

Participe da Enquete!!! Quem é o verdadeiro amor da She-Rá?


Nessa nova enquete, responda, por favor, as alternativas no nosso e-mail: mapazzini@terra.com.br, a pergunta é simples, olha só:
Quem você acha que é o verdadeiro amor da She-Ra?
Alternativa A- Marcelo Paraná
Alternativa B- Beto
Alternativa C- Mafú
Alternativa D- Dr. Paulo
Alternativa E – N.D.A. – nenhuma das alternativas;
Participe! Vote quantas vezes você quiser.

Momento Marcinho Dentista: Ganhando o Torpedão do Faustão, e "arrumando" os dentes da Gorete do Pânico.



É isso ai Galera, vamos ir apostando no Torpedão Premiado do Faustão, dessa vez é ele, o cara, o sortudo, nosso herói, ele, o único, e o primeiro também, o novo milionário, Senhor Marcinho Dentista, simplesmente ele, Marcinho Dentista. Marcinho empresta um dim dim ai?
E no Programa Pânico na TV, o quadro “Gorete quer ser Gisele”, advinha quem fez toda a correção na boca e implantou os dentes de Gorete, fazendo dela um nova Gisele, advinha quem? Ele mesmo o Marcinho Dentista, o cara, o melhor, o rei da Transformação. É isso ai Marcinho!!!

Coluna do Mafú: A Doença de Alzheimer, leia com atenção.


“ESPELHO, ESPELHO MEU, JÁ NÃO SEI MAIS QUEM SOU EU!” Se a vida negar a memória é hora de falar em ALZHEIMER.
Ficamos muito felizes quando ouvimos falar que a expectativa de vida aumentou, nos dá a impressão que estamos vivendo mais e melhor.

O aumento da renda, o melhor acesso aos serviços de saúde, o aumento da escolaridade, a queda da mortalidade infantil e outros indicadores nos apontam um caminho de desenvolvimento. Apontam também uma inversão na nossa pirâmide social. Já não somos mais um país de jovens, o Brasil está envelhecendo e este fenômeno trás no bojo suas implicações como as doenças prevalentes da idade mais avançada. Será que nossa Saúde Pública está preparada para isto? Temos profissionais suficientes, qualificados e preparados para essa fase da vida? É por isso que a temática que vou abordar hoje é uma Doença que aumenta na mesma proporção em que nossa população envelhece - A Doença de Alzheimer.

A Doença de Alzheimer (DA) foi descrita pela primeira vez em 1907 por Alois Alzheimer. Em um segundo trabalho sobre um paciente no Hospital Psiquiátrico de Munique, na Alemanha, ele registrou: O paciente apresentava há 6 meses: prejuízo de memória, dificuldade em encontrar o caminho pra casa sendo incapaz de realizar tarefas simples.

“Movimenta-se pouco e parece não se importar com comida, mas come com grande apetite quando a refeição é colocada em sua frente. Incapaz de fazer compras e até mesmo de fazer sua higiene...”.

A DA é uma doença degenerativa, progressiva que compromete o cérebro causando: diminuição da memória, dificuldade no raciocínio e pensamento e alterações comportamentais. È pouco conhecida em nosso meio e tem efeito devastador sobre a família e o doente.

Conhecida erroneamente como “esclerose”, a DA pode manifestar-se já a partir dos 40 anos de idade, sendo que a partir dos 60 sua incidência se intensifica. A partir dos 65 anos, de 10 a 15% dessa população é afetada e aos 85 anos, 40% dos indivíduos apresentam a doença. É devido à importância dessa epidemiologia que devemos dar atenção a DA. No Brasil, estima-se que a DA atinja aproximadamente 1 milhão e 200 mil pessoas. Considerando que a média da família brasileira é de 3 a 4 pessoas, um universo assustador de 4 milhões de brasileiros são afetados direta ou indiretamente por ela. Como a expectativa de vida do brasileiro subiu para 71,9 anos em 2005, temos de estar atentos aos sinais e sintomas e aprender um pouco mais sobre essa doença que tem no avanço da idade sua principal prevalência.

Didaticamente, a DA é dividida em 4 fases, a saber:

FASE INICIAL: É a fase mais crítica devido à negação ou ignorância da família que justifica os lapsos de memória como “normal para a idade”. Dessa forma, protelam a consulta médica e o diagnóstico vem tardiamente, prejudicando o tratamento.

O primeiro sintoma relevante é a perda de memória a curto prazo (dificuldade em lembrar fatos aprendidos recentemente) e lembranças constantes do passado; o paciente perde a capacidade de dar atenção a algo. Iniciam os episódios de desorientação no tempo e espaço, é comum não lembrarem o dia de hoje e se desorientarem em lugares desconhecidos. Como essas alterações não se repetem com freqüência preocupante, são entendidos como fato natural, em virtude do avanço da idade, nervosismo e outras desculpas relacionadas com o cotidiano. A depressão ocorre devido à consciência das suas dificuldades e é o que leva os familiares a procurarem ajuda médica na maioria das vezes.

FASE INTERMEDIÁRIA: Acentua-se o quadro de demência com comprometimento severo da memória, mudança comportamental com explosões de raiva, queixa de roubo de objetos, alucinação, emagrecimento. A pessoa não reconhece mais os familiares e nem a si mesmo em frente ao espelho. Aparecem à perda da expressão da fala e instalam-se as dificuldades motoras (andar) e as quedas com fraturas são as principais causas de complicações nesta fase.

FASE AVANÇADA: A dependência é total, com a imobilidade crescente o paciente tende a ficar no leito ou na poltrona, enrijece os membros e assume a posição fetal. As úlceras de pressão (escaras) aparecem principalmente nas proeminências ósseas como calcâneo e região sacra. O emagrecimento se acentua devido à dificuldade de deglutição que pode exigir a alimentação por sonda, acentua-se também, a incontinência urinária, fecal, as infecções respiratórias e urinárias. Acaba a comunicação com o mutismo, a capacidade de sorrir e aparecem as convulsões.

FASE TERMINAL: As complicações se intensificam levando o paciente a óbito.

Ainda não existe cura para a DA, porém, quanto mais precocemente diagnosticada e tratada, mais tardiamente aparecem as complicações, melhorando a qualidade de vida do paciente.

A Gerontologia (ciência que estuda o envelhecimento) e a Geriatria (especialidade médica que cuida dessa fase da vida) e vários centros de pesquisa no mundo todo não tem medido esforços para curar ou atenuar os efeitos danosos dessa doença.

No Brasil temos a ABRAZ (Associação Brasileira de Alzheimer) com vários grupos de orientação para dar apoio e suporte aos familiares e cuidadores, além do pessoal técnico, para enfrentarem juntos esta difícil fase da vida.

Temos 3 sub-regionais no Vale do Paraíba, em São José dos Campos, Taubaté e Lorena. Em Lorena, a FATEA abriu as portas e abraçou essa causa em nossa cidade através das professoras do Curso de Graduação em Enfermagem e da nossa coordenadora Laura Cecília Luz Mathias. As reuniões acontecem toda primeira quinta-feira de cada mês na sala de reuniões da FATEA. A Câmara Municipal de Lorena também está abraçando essa luta, abrindo nosso plenário para a conferência em comemoração a semana do idoso (que não foi possível realizar em setembro) e no dia 27 de outubro, às 19 horas, estaremos participando desse encontro cujo tema é: O IMPACTO DA DOENÇA DE ALZHEIMER NA VIDA DE QUEM CUIDA com o conferencista e geriatra Dr. Maurício Mazur Lopes.

Convidamos todos os profissionais de saúde e a população em geral para esse importante evento, afinal, temos de estar preparados para essa nova etapa da vida.

Referências: Harman D. A hypothesis on the pathogenesis of Alzheimer's disease. Ann NY 1996;786:152-68

Kachaturian ZS. Diagnosis of Alzheimer's disease. Arch Neurol 1985;42:1097-105.

Sites: http://www.abraz.com.br/ http://www.alzheimermed.com.br/

Beijão no coração e até.

domingo, 23 de maio de 2010

Momento Marcinho Dentista!!! Tá das Árabias e Dizendo a Dunga quem vai a Copa!!!




O momento Marcinho Dentista desta semana, está das arábias, durante a visita do Presidente Lula no Oriente Médio, ao conhecer o Sheik, Lula viu uma incrível semelhança entre ele (Sheik) e nosso herói Marcinho Dentista. Acreditem, ou duvidem, será mera coincidência? Na segunda foto eu e Marcinho Dentista acompanhamos a visita do Presidente no mundo Árabe, e detalhe, estávamos vestidos a caráter. O Márcinho Dentista cada vez mais tomando cena na política mundial. A terceira e mais polêmica imagem, nosso ídolo maior, Marcinho Dentista aparece durante a convocação do técnico Dunga da Seleção Brasileira. Durante a convocação a imagem da “cabecinha” do Marcinho Dentista aparece como um “gênio ruim” e assopra euforicamente no ouvido do técnico Dunga, tirando de vez Neymar e Paulo Henrique Ganso da Seleção na Copa do Mundo de 2.010. Parece que quem fez a lista, advinha quem? Olha quem? Marcinho Dentista o legítimo técnico da Seleção Brasileira na África do Sul 2.010.

Imagem da Semana.


A quem entender servirá, não é Claúcio!!! A imagem fala por si. Bummmmmmm!!!

Bomba da Semana! João Pita e seu album de figuranhas da Copa, teve rolo no bafo da Praça!!!



Fazia tempo que não falávamos dele, Jonh Pitti, ou melhor João Pita, que é alvo de muitos comentários está semana. Segundo voz corrente na cidade, João Pita teria entrado “numas” com algumas crianças em plena Praça Conselheiro Rodrigues Alves. O motivo da discórdia foi as figurinhas do álbum da copa do mundo de 2.010. Acreditem, o João Pita está colecionando!!! E numa disputa de “bafo” rolou um “stress” com alguns moleques que acusaram o João de enganá-los no jogo de bafo. João Pita nega, diz que não precisa trapacear, mas apuramos que durante o café do Ponto Chique João teria pedido emprestado um tubo de cola de “bastão”, o que dá sérios indícios de que houve rolo na história. João, João pegar figurinhas da copa do mundo de crianças desprotegidas não, o estagiário que foi quem deu o relato a este blog, diz que testemunhará em favor da garotada. Curiosamente o álbum do João foi completado essa semana, e a história do bafo, hummmmm!!!

domingo, 9 de maio de 2010

Aguardem!!!


Confira nas proximas edições:

"A lenda do Hot Dog que desce a seco", é mais uma lenda urbana para você ler.
"Abalos sísmicos no Planalto Central", um efeito devastador, quase uma trajédia.
"As aventuras de She-ha" É um conto, uma aventura, uma história inacreditavel.

Feliz dia das Mães, dedicado a todas as mamãe.


Gostaria de parabenizar a todas aas mamães pelo dia de hoje. Mãe, que ama desde da descoberta da gravidez a gestação, mãe que é sagrada, mãe que não esquece o filho e sempre zela por ele, mãe que nem que seja num animal insignificante procura cuidar e alimentar o seu filho. Todos os dias são dela, só que este é especial, pois ele demostra toda a gratidão e carinho que temos por elas. Mãe que nunca tá errada, mesmo errando é para ajudar e protejer. Feliz dia das Mães a todas as mães que estão na terra e olhando pelos filhinhos no céu.

Homenagem Dominical ao Amigo, Hoje: Dagoberto Macedo, o Dago, o Brother!!!


Essa é uma grande homenagem, mais do que merecida e vai para alguém grande como ela deve ser, grande no caráter, na amizade, na lealdade, na cooperação, na família, enfim o grande Dagoberto o nosso homenageado dominical de hoje. Dago, como gosta de ser chamado carinhosamente pelos amigos, é daqueles que é parceiro de todas as horas, solidário, comprometido com o que faz, sempre disposto a ajudar e a servir, e gosta sempre de receber os amigos em casa na companhia da família para confraternizar. Dagoberto o super irmão do Dalmo, do Danielzinho e do Douglas. Além de ótimo Pai, Filho, Irmão, Esposo, Profissional Dedicado, Honesto e Camarada são todos alguns atributos marcantes no amigo Dagoberto. Não há quem não compartilhe e concorde com essas poucas palavras que escrevo, e não há como negar do grande parceiro de todos os momentos, mesmo que mesmo que lhe custe caro (muito caro) não deixa de forma leal e competente de estar presente e ajudar a decidir e solucionar qualquer parada que venha pela frente. É isso ai Dago, é isso ai Brother, você é o cara.

Momento Marcinho Dentista: É hora de votar, vem ai as eleições 2.010. O Marcinho dá a dica ...




O Momento Marcinho Dentista vem hoje no ritmo das eleições 2.010, na primeira imagem o nosso herói Marcinho Dentista é o responsável por convencer Ciro Gomes a desistir da disputa pela Presidência da República. Na segunda imagem aparece eu e Marcinho Dentista dando um apoio moral para a campanha da petista Dilma Roussef, e por fim na terceira e ultima foto fomos flagrados agora no maior pique eleitoral ao lado do José Serra. Quem vai vencer, nem eu nem o Marcinho sabe, mas agora temos uma meta, colocar o Marcinho ao lado da Marina, só para completar. Marcinho Dentista você deveria ser o candidato a Presidente.

Vídeos Incríveis e Inacreditáveis: O Hino da Copa do Mundo de 2.010 na África do Sul.


É isso ai a copa do mundo tá chegando, falta menos de um mês. E ai vai o hino oficial da copa do mundo 2.010 que acontecerá na África do Sul. Imperdível pois é empolgante e vibrante, tem a cara da copa.

Receita Italiana da Semana: Molho Ragu, o preferido das Mamas, aliás hoje é dia delas.


A massa você escolhe, como é dia das Mães ai vai o molho caracteristico das "mamas", há controvérsias mas, serve como uma receita diferente e muito utilizada pelas mamas.

Ingredientes:
150g de carne magra de boi (patinho ou peixinho)
150g de linguiça fresca (toscana)
100g de peito de frango
400g de tomate maduro sem pele e sem semente, com o líquido
400g de tomate pelado (em lata)
200ml de vinho branco seco
200ml de água
1 cebola média
1 cenoura média
1 talo de salsão sem folhas
Azeite
Sálvia
Alecrim
Sal a gosto

Modo de Preparo:
Coloque três colheres de chá de azeite numa panela grande. Corte os legumes em pedaços grandes e a cebola ao meio. Coloque-os na panela. As carnes também devem ser cortadas em pedaços grandes: a carne de boi e o peito de frango em cubos de 10 centímetros cada; e as linguiças devem ser mantidas inteiras.

Junte aos legumes na panela e deixe fritar até secar e formar um fundo escuro. Coloque o vinho branco. Deixe secar mais uma vez até formar mais um fundo escuro e fazer barulho de fritura. Acrescente a água e deixe ferver até reduzir pela metade. Esse caldo não deve secar totalmente porque ele que dará sabor ao molho. Na sequência, ponha os dois tipos de tomates picados e tampe. Deixe ferver por pelo menos uma hora, mexendo de vez em quando. A dica para saber se está no ponto é observar quando o azeite começa a subir para a superfície do molho. Acerte o sal. Pode ser servido com os pedaços de carne ou somente ao sugo.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Guaratinguetá é pré-selecionada para ser uma das sub sedes da Copa de 2.014 no Brasil


É isso, Guaratinguetá, a cidade tem se destacado no futebol profissional no Vale do Paraíba, isso motivou a inscrição e agora a pré-escolha como uma das sub sedes para a copa 2.014 que será realizada aqui no Brasil. Caso se confirme e "Guará" se torne uma sub sede da copa, o turismo, a rede hoteleira, e toda a infra-estrutura na região irá se modificar. O melhor disso é que um evento desse nível, mesmo que uma cidade fique na categoria de sub-sede, o legado que fica após a copa é muito grande. Sem contar que alguns dolares vão cair direto no mercado de consumo. Confia abaixo as cidades pré-selecionadas no Estado de São Paulo, que poderão acessorar as sedes de: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Veja lista completa das pré-selecionadas:Águas de Lindóia
Águas de São Pedro
Araraquara
Barueri
Bragança Paulista
Campinas
Cesario lange
Cotia
Cruzeiro
Fernandópolis
Franca
Guaratinguetá
Guarujá
Guarulhos
Itanhaém
Ituverava
Jaguariúna
Jundiaí
Lençóis Paulista
Limeira
Mairiporã
Marília
Mirassol
Mogi das Cruzes
Piracicaba
Pirajú
Porto Feliz
Presidente Prudente
Ribeirão preto
Santo André
Santos
São Bernardo do Campo
São Caetano do Sul
São Carlos
São José do Rio Preto
São José dos Campos
São Paulo
São Roque
Suzano
Tupã
Ubatuba