quinta-feira, 9 de julho de 2009

A Revolução Constitucionalista de 1.932, o MMDC, a luta pela constituição e pela democracia!


Hoje é feriado no nosso querido Estado de São Paulo, onde é celebrado “A Revolução Constitucionalista de 1.932”, ou o “MMDC” – Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo. Os 4 jovens estudantes mortos pelas tropas federais no dia 23 de Maio de 1.932 na Praça da República em São Paulo. Seus nomes completos eram: Mário Martins de Almeida, Euclides Miragaia, Dráusio Marcondes de Sousa e Antônio Camargo de Andrade. Estes jovens foram considerados mártires, de uma luta do povo paulista em favor da constituição, de sua Assembléia Legislativa e principalmente da democracia. A era de Getúlio Vargas fez com que a ditadura oprimnisse o povo paulista de ter sua constituição, seus representantes e sua Assembléia Legislativa. E essa luta pela democarcia deu inicio a um esboço de um movimento separatista, muitos na época como: Júlio de Mesquita Filho (Patrono da nossa UNESP) idealizaram nessa oportunidade um País chamado São Paulo, aproveitando o gancho desse movimento que ocasionou uma “guerra civil” em nosso Estado contra as tropas Federais. Até hoje essa idéia e esse sentimento ainda ronda alguns: intelectuais, militares e utópicos sonhadores de ter essa nação Paulista. Por isso hoje é dia de celebrar esse acontecimento cujo na luta armada cujo São Paulo perdeu, mas no meio politico e histórico desse País fomos nos Paulistas os vitoriosos, não somos um Estado independente e nem vou falar de separatismo aqui, mas a democaracia, a constituição e as Assembléias Estaduais voltaram a se reestabelecer nesse País e se deve a esse movimento ocorrido de Maio à Outubro de 1.932, Salve a Revolução Constitucionalista de 1.932, Salve o MMDC nossos heróis Paulistas. É isso valeu ...

Um comentário:

  1. PREZADO MARCELO
    Sou secretário da Sociedade Veteranos de 32-MMDC há treze anos (desde 17 de maio de 1996), mas desde meus tempos de cadete no BARRO BRANCO, participei de todos os 9 de Julhos (isso desde 1959). Fico feliz por encontrar mais um admirador da EPOPÉIA DE 1932. Gostaria de conhecê-lo pessoalmente e o convido para visitar o MMDC na Rua ANITA GARIBALDI, 25, encostado aos bombeiros da SÉ. Estou sempre na Sociedade no período da tarde.
    DIA 2 DE OUTUBRO, ÀS 9 HORAS, defronte o Monumento Mausoléu (Obelisco do IBIRAPUERA) realizaremos a comemoração do 77º Aniversário da Cessação das Hostilidades do Movimento Constituionalista de 1932.
    Contamos com a sua presença e dos seus amigos.
    celmario@gmail.com
    CORONEL PM MARIO FONSECA VENTURA.

    ResponderExcluir