quarta-feira, 30 de junho de 2010

Coluna do Mafú - 26 de junho- Dia Internacional contra o abuso e tráfico ilícito de Drogas e dia do Professor de Educação Física

26 de junho- Dia Internacional contra o abuso e tráfico ilícito de Drogas e dia do Professor de Educação Física
Por Valdemir Vieira
Vereador Mafu (PV)
Vivemos em um momento em que se avança uma doença em proporções epidêmicas; a dependência química e de álcool. Cada dia que se passa, perdemos mais jovens e adultos (até crianças), para o submundo da dependência. Na data de hoje, todo o ano, a ONU lança em Viena, o relatório Mundial com informações atualizadas sobre o consumo, produção e tráfico de drogas. Em relatórios passados, foi apontado um crescimento da produção e consumo no Brasil, contrariando a tendêcia mundial que se estabilizou.
Nós, na condição de cidadãos, políticos e profissionais da saúde, precisamos nos mobilizar mais e avançar no sentido da construção de uma política pública municipal de prevenção, recuperação e reabilitação para os dependetes de álcool e outras drogas, como é a temática que defendo em meu mestrado, discorrerei mais sobre o assunto brevemente.
A priori, deixo registrado que uma das alternativas de prevenção e recuperação dos nossos irmãos. Lorenenses ou das cidades próximas daqui é, sem dúvida nenhuma, a inserção em atividades esportivas.
Hoje também, segundo o Conselho Federal Brasileiro, é o dia do professor de Educação Física, e é esse profissional que é muito importante também para a prevenção e recuperação dos nossos jovens e adultos com problemas relacionados ao uso abusivo de álcool e outras drogas. Não podemos efetivar uma política, seja ela qual for, federal, estadual ou municipal nessa questão, sem mencionarmos a importância desses profissionais.
Então, aproveito esse espaço para saudar e parabenizar todos os professores de educação física que, infezlismente, não são valorizados ainda na nossa sociedade como deveriam. Lorena tem um rol respeitável desses profissionais, não citarei nomes aqui para não correr o risco de esquecer algum e cometer uma injustiça, pois todos, sem dúvida nenhuma, desempenham ou desempenharam um papel importatíssimo na formação e informação dos nossos cidadão.
E em nome de toda uma cidade deixo para todos vocês registrado aqui nossos parabéns e gratidão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário